quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Volta às aulas: Mochilas Pesadas é o Risco de Problemas Posturais


Terapeuta Thales Paula Ribeiro explica que sobrecarga pode prejudicar desenvolvimento da estrutura óssea das crianças, inflamações e hérnia de disco



Começo do ano letivo para milhões de crianças. Para algumas um desgaste muito grande, já que tem que andar pé até a escola carregando mochilas cheias de livros e materiais. Os pais devem estar atentos, pois uma mochila pesada pode causar dores nas costas de suas crianças. Conversamos com o Fisioterapeuta Thales Paula Ribeiro, que esclarece algumas orientações e diz que usar o bom senso pode-se evitar este tipo de problema.
Ele explica que mochilas sobrecarregadas podem comprometer a postura e  levar a futuras lesões da coluna vertebral.

“O peso que os alunos carregam nas mochilas mal encaixadas e mal ajustadas em seu tronco, podem causar desvios na coluna como a escoliose ou provavelmente uma cifose. Se a mochila não estiver acoplada juntamente ao tórax da criança ou do adolescente, ela irá pressionar o tórax para trás, forçando a coluna vertebral e fazendo com que ela entre em uma extensão, chocando uma verte na outra, o que pode causar um processo de inflamação,  que provoca dores musculares”, explicou.

 De acordo com pesquisadores que estudaram os efeitos da fadiga e da carga sobre a postura de crianças de 8-9 anos de idade, já sugeriram limitar o peso das mochilas para 10 por cento do peso corporal de uma criança. Mas quase 25 por cento dos jovens estudantes carregam mochilas com peso superior a 20 por cento do seu peso diariamente, e várias são atendidas em salas de emergência todos os anos devido a lesões relacionadas ao peso de suas mochilas.

“É muito importante que no início das aulas as mães achem mochilas acachoadas adequadas para seu filho e que procure um profissional da área da saúde para mostrar como ajustá-la para que a criança possa levar a mochila rente ao tórax e regulado,” esclareceu Thales.  
Outro favor preocupante segundo Thales é a atenção dos pais em relação tamanho da mochila.
“Muitos pais, às vezes não possuem condições financeiras de estar comprando uma mochila adequada e colocam os filhos menores para carregar mochilas grandes, onde eles carregam uma quantidade de livros e cadernos que as escolas exigem, aumentando assim o peso, o que faz com que force a coluna da criança quando for entrar no ônibus escolar”.
Ele esclarece que carregando mais peso a criança além de forçar a coluna,  causa uma pressão nos joelhos e tornozelos, estresse muscular e um desvio na estrutura óssea, devido ao seu desenvolvimento fisiológico humano.
“É muito importante que a mãe divida o peso dentro da mochila por igual evitando lesões musculares por movimentos repetitivos. Se o peso não é dividido de forma correta vai gerar uma sobre carca nos ombros, correndo por toda coluna vertebral e sobrecarregando a região lombar. Em uma criança de 11 a 16 anos que transporta excesso de peso, pode gerar futuramente uma hérnia de disco e muito mais complicações por estar em uma fase de desenvolvimento da sua estrutura óssea”, concluiu.  












Nenhum comentário:

Postar um comentário