quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Roberto Gómez Bolaños, o “Chaves” completa seus 84 anos


Chaves: A história do menino que morava dentro de um barril , encanta e continua a arrastar milhares de fãs no mundo todo



Dificilmente você vai encontrar alguém que não tenha ouvido falar ou visto de pelo menos um de seus personagens. Roberto Gómez Bolaños, mais conhecido aqui no Brasil como “Chaves” ou “Chapolin Colorado” e que completa nesta quinta, 21 de fevereiro, seus 84 anos. Roberto começou sua carreira como escritor criativo, através do rádio e televisão durante a década de 1950. Também fez vários roteiros de cinema e começou a representar como ator em 1960, no filme "Dos locos en escena". No entanto, continuou a dedicar a maior parte de seu tempo a escrever, contribuindo para o diálogo de scripts e filmes de televisão mexicana.
Apesar de ser mais conhecido pelos papéis Chaves e Chapolin, Chespirito também foi autor de vários personagens, como Chompiras, Dr. Chapatin, Vicente Chambon e Chaparrón Bonaparte.
"Chespirito" é a forma diminutiva e castelhanizada do vocábulo inglês Shakespeare(Chekspir). Tal apelido foi dado a Bolaños pelo diretor de cinema Agustín P. Delgado, que o considerava um pequeno William Shakespeare, capaz de escrever histórias tão prolíficas e versáteis quanto o autor inglês.
Seus programas se tornaram sucesso em todo o mundo, graças a simpatia de Roberto Gómez Bolaños e do grupo de atores em distintas épocas formado por Carlos VillagránRamón ValdésFlorinda MezaRubén AguirreÉdgar VivarAngelines FernandezRaúl PadillaHoracio Gómez Bolaños e María Antonieta de las Nieves, que também encontraram a fama internacional.
Em 2000, a rede de televisão mexicana Televisa homenageou todo o elenco dos seriados ChavesChapolin e Chespirito com o programa "¡No contaban con mi astucia!", ano em que o seriado completava 30 anos. Roberto Gómez Bolaños casou-se pela primeira vez, com Graciela Fernandez.
Depois de 27 anos convivendo com Florinda Meza, a atriz que interpretava a maioria dos personagens femininos inclusive a Dona Florinda, Bolaños casou-se com ela, no dia 19 de novembro de 2004, e comemorou com uma grande festa num restaurante da Cidade do México.
Ele teve 6 filhos do primeiro casamento, mas nenhum com Florinda por ter feito uma vasectomia. Apesar de sua idade avançada, "Chespirito" goza de uma boa saúde. O lendário ator e produtor abriu sua conta no Twitter em 2011 e agora tem mais de 4 milhões de seguidores. Está semana a pedidos de inúmeros fãs do humorista o SBT voltou a exibir “Chapolin Colorado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário