Apesar da procura muitos ainda não sabem
que a cidade tem o serviço disponível no Museu do Legislativo
Em
Araxá, desde junho de 2011, uma Central de Documentos Perdidos funciona com uma
difícil missão, encontrar os donos de cerca de 2 mil documentos perdidos. Muitos
na cidade não sabem onde fica e até mesmo como proceder quando se perde um
documento. A
primeira coisa que você deve fazer é ir à Delegacia e registrar o boletim de
ocorrência (B.O.). Essa será a sua garantia caso precise utilizar o documento
antes de ter chegado a 2º via (segunda via).
Além
disso, você deve comunicar ao seu banco e fazer um alerta de roubo e furto dos
documentos no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e na Serasa. Essas etapas
são muito importantes para evitar fraudes com seu nome. A comunicação ao SPC e
ao Serasa pode ser feitos também pela internet e pelo telefone.
Se você registrar no SPC e no Serasa, qualquer comerciante filiado ao
SPC, ao fazer a consulta cadastral da venda a crédito ou de alguém que esteja
com o seu documento, terá a informação do roubo e impedirá a venda à crédito.
Resolvido essa etapa, agora é hora de ir a procura do documento. Luciana de Oliveira
Campos, secretária que trabalha na divisão dos documentos da
Central de documentos perdidos afirma que hoje a procura por
documentos é maior na Central mas muitos ainda não sabem da existência do
serviço na cidade.
“Hoje
a procura é maior do que a entrega de documentos. Acreditamos que muitos não
sabem que existe esse trabalho aqui no antigo legislativo. Temos hoje em média
de 2 mil documentos aqui,” explicou.
Para que seja localizado o dono do documento, todo um
trabalho é realizado como a separação por ondem alfabética.
“Todos os documentos que chegam aqui nós procuramos
identificar as pessoas por meio de alguma informação como endereço, local de
trabalho, número de telefone, e assim a gente realiza a entrega dos
documentos,” afirma.
Todos os dias documentos como carteira de identidade,
CPF, Cartão de banco, carteira de trabalho, carteira de habilitação, talões de
cheque, bolsas, óculos, chaves, documentos de automóveis e até uma dentadura já
foram achados pela central. Para quem achar algum documento perdido Luciana
manda o recado “Gente entrega aqui pra
gente, que a pessoa está doidinha atrás dele, “completou.
A Central de documentos perdidos de Araxá
funciona no Museu Legislativo de segunda
á sexta, das 12hs ás 18 hs na rua Coronel Adolfo , 09 no Centro. Caso você
esteja com um documento ou tenha perdido
entre em contato com a Central pelo
telefone (34) 3662-5141.
perdi meus documentos ai,se encontrar favor entrar em contato pelo fone 062 82806556
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