segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Central de documentos perdidos de Araxá procura donos cerca de 2 mil documentos


 Apesar da procura muitos ainda não sabem que a cidade tem o serviço disponível no Museu do Legislativo


Em Araxá, desde junho de 2011, uma Central de Documentos Perdidos funciona com uma difícil missão, encontrar os donos de cerca de 2 mil documentos perdidos. Muitos na cidade não sabem onde fica e até mesmo como proceder quando se perde um documento. A primeira coisa que você deve fazer é ir à Delegacia e registrar o boletim de ocorrência (B.O.). Essa será a sua garantia caso precise utilizar o documento antes de ter chegado a 2º via (segunda via).
Além disso, você deve comunicar ao seu banco e fazer um alerta de roubo e furto dos documentos no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e na Serasa. Essas etapas são muito importantes para evitar fraudes com seu nome. A comunicação ao SPC e ao Serasa pode ser feitos também pela internet e pelo telefone.
Se você registrar no SPC e no Serasa, qualquer comerciante filiado ao SPC, ao fazer a consulta cadastral da venda a crédito ou de alguém que esteja com o seu documento, terá a informação do roubo e impedirá a venda à crédito. Resolvido essa etapa, agora é hora de ir a procura do documento.  Luciana de Oliveira Campos, secretária que trabalha na divisão dos documentos da Central de documentos perdidos afirma que hoje a procura por documentos é maior na  Central  mas muitos ainda não sabem da existência do serviço na cidade.
“Hoje a procura é maior do que a entrega de documentos. Acreditamos que muitos não sabem que existe esse trabalho aqui no antigo legislativo. Temos hoje em média de 2 mil documentos aqui,” explicou.

Para que seja localizado o dono do documento, todo um trabalho é realizado como a separação por ondem alfabética.
“Todos os documentos que chegam aqui nós procuramos identificar as pessoas por meio de alguma informação como endereço, local de trabalho, número de telefone, e assim a gente realiza a entrega dos documentos,” afirma.
Todos os dias documentos como carteira de identidade, CPF, Cartão de banco, carteira de trabalho, carteira de habilitação, talões de cheque, bolsas, óculos, chaves, documentos de automóveis e até uma dentadura já foram achados pela central. Para quem achar algum documento perdido Luciana manda o recado “Gente entrega  aqui pra gente, que a pessoa está doidinha atrás dele, “completou.
A Central de documentos perdidos de Araxá funciona  no Museu Legislativo de segunda á sexta, das 12hs ás 18 hs na rua Coronel Adolfo , 09 no Centro. Caso você esteja com um documento ou  tenha perdido entre em contato com a Central pelo  telefone (34) 3662-5141.

2 comentários:

  1. perdi meus documentos ai,se encontrar favor entrar em contato pelo fone 062 82806556

    ResponderExcluir
  2. perdi meus documentos ai,se encontrar favor entrar em contato pelo fone 062 82806556

    ResponderExcluir