sexta-feira, 1 de março de 2013

Dia Nacional do Turismo: Secretária Alda Sandra Barbosa fala sobre o crescimento da cidade no setor e os principais pontos turísticos da região

“Araxá é uma cidade que sabe receber muito bem. É uma cidade onde as pessoas são acolhedoras, o que é muito importante”


 Conhecer novos lugares, novas pessoas, novos costumes, essas com são com certeza experiências incríveis que vamos lembrar por toda vida. No próximo dia 02 de março, será comemorado o dia Nacional do Turismo, setor esse de grande importância para nossa cidade, e que tem atraído cada vez mais turistas do país e do mundo para nossa região. Conversamos com Alda Sandra Barbosa Marques, Secretária Municipal de Desenvolvimento Turismo e Parcerias que falou do trabalho realizado em Araxá, das melhorias já realizadas e um pouco da história de nossa cidade. 
 “Estamos muito feliz com o crescimento, o desenvolvimento do turismo aqui de Araxá. Nesses quatro anos que se passaram muita coisa já foi feita, mas a cada ano é mais visível esse crescimento, com as ocupações dos hotéis, em feriados prolongados, finais de semana, então hoje é significativo o crescimento da cidade na área do turismo”, Afirma.
Araxá é hoje visto como um lugar repleto de beleza por suas famosas águas minerais, como o imponente Grande Hotel e suas Termas; a sua encantadora história recheada de lendas, o que faz dela uma cidade bem vista pelos turistas e que tem sido destino certo na hora de descansar.
“A gestão atual tem trazido muitos eventos e isso contribui muito para o crescimento de nossa cidade. Temos também a reurbanização da região central da cidade como a Avenida Antonio Carlos que foi muito positiva, com o Teatro Municipal que trouxe vários artistas e isso trás uma visibilidade cada vez maior de uma cidade para se visitar, para morar, oferece uma qualidade de vida que é o turismo de bem estar, e onde também é muito aceita como a parceria da prefeitura com o Sebrae.”
Recentemente tivemos toda a área da Avenida Antonio Carlos que foi reestruturada com o calçadão e o Teatro Municipal. Mas ela afirma que muitas melhorias ainda estão para acontecer e que a cidade é hoje o destino ideal para quem procura diversão, alegria, descanso e contato com a natureza.
“A cada espaço que a gente procura melhorar para o turismo, é uma forma de atrair mais turistas. Então é um conjunto, de atrativos, que faz com que esse turismo cresça e que é preciso ser feito. A gente ter que destacar um ou outro é difícil, mas recentemente nos temos o teatro que foi um diferencial muito grande”.
 “Araxá é uma cidade que sabe receber muito bem, uma cidade onde as pessoas são acolhedoras, o que é muito importante e a nossa gastronomia tem sido muito elogiada em vários lugares, que a gente vai. O clima da cidade, a limpeza da cidade, os espaços regionais que temos como o Circuito da Canastra e do qual Araxá faz parte e trabalha então tudo isso é importante para o turista que tenha a cidade para passear, distrair, descansar, tomar seus banhos, isso tudo vem para contribuir. Nós estamos constantemente trabalhando dentro do turismo regional, que é uma visão do governo do Estado também”, afirmou.  
Eu pergunto a secretária sobre a região do Cristo que há algum tempo estava esquecida e, que hoje está passando por melhorias com a chegada do Pequeno Jardineiro.
“Nós não podemos dizer que é uma área esquecida, por que não tem como um governo fazer tudo de uma vez. Em quatro anos fizemos o que só poderia ser realizado em doze anos. Como foi a reurbanização Central e o Teatro. A gente vai resgatando cada espaço a medida que podemos fazer aquele resgate, e agora atacamos a região do Cristo e daqui a dois ou três meses estaremos com aquele espaço também já funcionando e pronto para receber os turistas e os moradores de Araxá,” concluiu.
Preparamos um roteiro onde você poderá saber um pouco mais da história e os principais pontos turísticos de nossa cidade.

Museu Histórico Dona Beja
Tombado como patrimônio histórico da cidade, o Museu Histórico Dona Beja é uma homenagem a personalidade histórica da cidade. Está instalado em um dos casarões mais bonitos da parte antiga da cidade, e tem data de construção de primeira metade do século 19. Sua transformação em museu ocorreu em 1965 após ter sido adquirido por Assis Chateaubriand. O acervo é variado, vai desde objetos da época como oratórios, liteira, louças, móveis, indumentárias, até documentos históricos e obras de arte. Também faz parte dele objetos pessoais de Anna Jacinta de São José a Dona Beja. 
Horário de visitas:
 de segunda a sábado das 9h às 18h e aos domingos das 9h às 13h. 

Museu Calmon Barreto

O Museu Calmon Barreto foi criado em 1996 para abrigar e divulgar a obra do artista araxaense que se notabilizou como desenhista, pintor, escultor, gravador e escritor. Possui em torno de 300 ítens e é, no país, o museu com o maior número de obras de artes de um só artista. Suas obras destacam-se pelo realismo com que retratou experiências vivenciadas e momentos ricos da história e da cultura de Araxá. 
Horário de visitas: Fica na Rua Rua Franklin de Castro, 160 – Centro, aberto de segunda a sábado das 9h às 18h e aos domingos das 9h às 13h. 


Museu Sacro e Igreja de São Sebastião
A Igreja de São Sebastião foi construída em estilo colonial, no início do Séc XIX, por José Pereira Bom Jardim, cujo túmulo encontra-se na entrada da igreja. O edifício é composto por três naves, a Capela Mor, a Sacristia e Capela lateral. É a Igreja mais antiga de Araxá, construída em 1804 com um estilo colonial, abriga em sua sacristia um significativo acervo da história da Igreja e da cidade. Destaque para as imagens sacras em madeira policromada, de Bento Antonio da Boa Morte, escultor do inicio do século 19. 
Horário de Visitas: Rua Vereador João Sena, s/n – Centro  de segunda a sábado das 9h às 18h e aos domingos das 9h às 13h. 

Memorial de Araxá
O Memorial de Araxá foi inaugurado no dia 28 de novembro de 2008 pela Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB) e Prefeitura de Araxá.
O espaço retrata a trajetória de 180 pessoas que deixaram a sua contribuição para Araxá, através de quadros, instrumentos musicais, biografias, livros e demais objetos.
O memorial fica no antigo casarão da família Porfírio, situado à avenida Antônio Carlos, 116, Centro. O casario foi totalmente restaurado e agora se une com a história dessas pessoas.
É uma oportunidade para turistas e araxaenses conhecerem um pouco da nossa tradição”, destaca o prefeito. Todo o acervo do memorial foi doado.

Horário de visitas: Funciona todos os dias (menos terça-feira), das 10h às 17h.
Entrada de R$ 2 (menos na quarta-feira que tem entrada gratuita).




Fundação Cultural Calmon Barreto
Em um prédio de arquitetura neoclássica, característica das antigas estações ferroviárias, está instalada a sede da Fundação Cultural Calmon Barreto. É a Fundação que mantém viva a memória de Araxá através de arquivo histórico e da promoção de eventos. No local funcionam oficinas de artesanato, feitos em antigos teares de madeira. 
Horário de visitas: Praça Artur Bernardes, 10 – Centro  de segunda a sexta das 08h às 17h. 

Igreja Matriz de São Domingos

Igreja construída com elementos góticos e neoclássicos. Sua construção iniciou-se em 1917, demorou 31 anos para ser construída. Possui pinturas internas de Alberto Paulovich. Depois de quase 10 anos sem reformas, o patrimônio estava comprometido e foi reformado junto da Avenida Antonio Carlos. Cores, brilho e os tons originais foram recuperados. O prédio da igreja recebeu um trabalho minucioso em sua reforma e restauração. A obra orçada com recursos da Lei de Incentivo à Cultura foi orçada em R$ 400 mil.

Horário de Visitas: Fica na Praça São Domingos, s/n – Centro  das 8h às 18h, de segunda a domingo. 

Parque do Cristo


Localizado no alto de santa Rita, com acesso por escadaria de 236 degraus ou pela avenida. No parque está o mirante do Cristo com uma estátua de aproximadamente 10 metros de altura, onde se tem uma vista panorâmica da cidade.


Horário de visitação: Aberto todos os dias das 8h às 20h. 



Grande Hotel e Termas 

É um dos marcos da arquitetura do século 20. Foi projetado por Luiz Signorelli e inaugurado por Getúlio Vargas. Possui 283 apartamentos e 13 salões para eventos. As termas possuem vários tratamentos estéticos e surpreendem pelo foyer de grande beleza, com vitrais e pinturas que retratam a história da cidade de Araxá. O Grande Hotel e Termas de Araxá é um ponto turístico obrigatório. Inaugurado em 1944 pelo então Presidente Getúlio Vargas, o hotel consegue reunir a sofisticação da década de 40, a tranquilidade de uma imensa área verde, os benefícios das termas e o melhor da gastronomia. É um complexo de 45 mil metros quadrados, e a imponente construção é pedida certa para um final de semana totalmente fora da rotina.
Horário de VisitasEstância do Barreiro, Avenida Águas de Araxá s/n - Setor Sul. Visitas das 10h e às 14h, de segunda a sábado.
As termas funcionam das 10h às 20h para banhos e tratamentos estéticos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário